RECONHECENDO O TEXTO DRAMÁTICO – PARTE III
Leiam os textos a seguir:
Texto 01
Quem
foi William Shakespeare?3William Shakespeare (1564 – 1616). Não se sabe ao
certo o dia de nascimento Shakespeare, mas deduz-se que ele tenha nascido em 23
de abril, em Stratford-upon-Avon. Faleceu na mesma cidade em 23 de abril, mesma
data do possível nascimento. Foi um poeta, dramaturgo e ator inglês. É
considerado como o maior escritor inglês. Ele influenciou a dramaturgia
contemporânea, tendo em vista que é um dos escritores revisitados com
frequência no teatro, na televisão, no cinema e na literatura. Tem uma vasta e
rica produção: escreveu peças, sonetos, poemas narrativos, entre outros
escritos. Grande parte dos seus textos foi traduzida para as principais línguas
modernas e são mais encenadas que as de qualquer outro dramaturgo. Destacam-se
as obras Romeu e Julieta, Hamlet, Rei Lear.
Texto
02
Texto 03
Ato II
- Cena II
Romeu e Julieta, texto adaptado da
edição Ridendo Castigat Mores (2000)
Verona é uma cidade italiana, a qual
é o cenário do conflito entre duas tradicionais famílias. os Capuleto e os
Montecchio. Dois jovens dessas famílias se conhecem em um baile de máscaras e
se apaixonam loucamente: Julieta, filha única da família Capuleto se apaixona
por Romeu, filho único da família Montecchio. O texto teatral de Romeu e
Julieta é composto por atos, dos quais neles estão as cenas.
A seguir, apresentamos de forma adaptada
a cena II do ato II. Nela,
Romeu vai até o jardim da família Capuleto e fala com a sua amada, que se
encontra na sacada.
ROMEU:
– Só ri das cicatrizes quem nunca foi ferido. (Julieta aparece na janela, mas
permanece em
silencio). Que luz aparece agora da
janela? Será Julieta o sol daquele oriente? Surge, formoso sol, e
mata a lua cheia de inveja, que se
mostra pálida e doente de tristeza, por ter visto que, como serva, és
mais formosa que ela. [...] Eis minha
dama. Oh, sim! É o meu amor. Julieta, você não me diz nada, está
calada. Isso não me importa! Mas o seu
olhar fala, me diz tudo!
[...] Duas estrelas emprestaram brilho
ao seu olhar. E se fosse o contrário? Com seus olhos no céu, os
astros seriam apagados, como o dia faz
com a noite. E tanta luz logo tornaria claro o céu, de modo que
os pássaros cantariam, pensando que era
dia com luar. [...] Como eu queria ser uma luva em sua mão,
para o seu rosto tocar!
JULIETA: - Ai de mim!
ROMEU:
- Ela falou! Ela está falando!... Fale de novo, anjo brilhante, anjo glorioso
no alto desta noite
[...].
JULIETA: - Romeu! Romeu! Por que você é Romeu? Negue seu pai,
renuncie a seu nome. Ou, se não
quiser, basta me jurar amor, e deixarei de ser uma Capuleto. [...] (
SHAKESPEARE, 2000, p. 53-54).
E como termina esta
história?
Mesmo com o conflito entre as duas
famílias, Romeu e Julieta vivem um grande amor. É um amor proibido, que foi
condenado pelos Capuleto e os Montecchio. Escondidos, eles se casaram. O Frei
Lourenço, confidente de Romeu, fez a celebração da união. O príncipe de Verona
resolve exilar Romeu, por causa de uma briga que acarretou a morte de Teobaldo
(primo de Julieta) e Mercúrio (amigo de Romeu). Julieta recorre ao Frei
Lourenço, com intuito de obter ajuda. Logo, o frade franciscano sugeriu que
Julieta tomasse uma poção para que ela parecesse estar morta. Romeu, ao receber
a notícia da suposta morte de Julieta, desesperadamente providencia uma poção
para, com ela, retirar a própria vida. Ao encontrar Julieta desacordada na
cripta dos Capuleto, acredita que, realmente, a amada está morta e ingere o
veneno. Quando Julieta acorda, tem a notícia que Romeu está morto e, com um
punhal, tira a própria vida. Após todo esse episódio, as famílias Montecchio e
Capuleto decidem fazer um acordo de paz.
Responda:
1. William Shakespeare
é o autor da Obra “Romeu e Julieta”. O que você sabe sobre ele?
2. Escreva um fato inusitado da
biografia de William Shakespeare.
3. Releia o texto da aula anterior,
“Romeu e Julieta”. Como você analisa a linguagem do texto?
a. ( ) Simples de compreender, pois faz parte da
linguagem moderna e atual.
b. ( )
Linguagem técnica de teatro; os atores comunicam-se desta forma em todas as
peças teatrais.
c. ( ) Linguagem rebuscada e poética, comum para
a época em que foi escrita.
d. ( ) Não reconheci termos como cicatrizes,
ciumenta, emprestado.
4. O texto que você acabou
de ler tem como finalidade
a. ( ) transmitir uma notícia.
b. ( ) narrar uma história.
c. ( ) ensinar a manusear algum aparelho.
d. ( ) divulgar um artigo científico.
5. Identifique no texto as
personagens primárias (protagonistas/principal).
6.
O texto da cena que você acabou de ler pertence a qual ato?
7. Como são marcadas as falas das
personagens no texto?
8. O texto possui narrador? Como
você sabe o que está acontecendo na história?
9. No texto você consegue
identificar alguma rubrica? Escreva -a.