terça-feira, 10 de novembro de 2020

ATIVIDADE 7º ANO C

 

RECONHECENDO O TEXTO DRAMÁTICO – PARTE III

Leiam os textos a seguir:

 

Texto 01

Quem foi William Shakespeare?3William Shakespeare (1564 – 1616). Não se sabe ao certo o dia de nascimento Shakespeare, mas deduz-se que ele tenha nascido em 23 de abril, em Stratford-upon-Avon. Faleceu na mesma cidade em 23 de abril, mesma data do possível nascimento. Foi um poeta, dramaturgo e ator inglês. É considerado como o maior escritor inglês. Ele influenciou a dramaturgia contemporânea, tendo em vista que é um dos escritores revisitados com frequência no teatro, na televisão, no cinema e na literatura. Tem uma vasta e rica produção: escreveu peças, sonetos, poemas narrativos, entre outros escritos. Grande parte dos seus textos foi traduzida para as principais línguas modernas e são mais encenadas que as de qualquer outro dramaturgo. Destacam-se as obras Romeu e Julieta, Hamlet, Rei Lear.

 

 

Texto 02

 


Texto 03

 

Ato II - Cena II

Romeu e Julieta, texto adaptado da edição Ridendo Castigat Mores (2000)

           Verona é uma cidade italiana, a qual é o cenário do conflito entre duas tradicionais famílias. os Capuleto e os Montecchio. Dois jovens dessas famílias se conhecem em um baile de máscaras e se apaixonam loucamente: Julieta, filha única da família Capuleto se apaixona por Romeu, filho único da família Montecchio. O texto teatral de Romeu e Julieta é composto por atos, dos quais neles estão as cenas.

A seguir, apresentamos de forma adaptada a cena II do ato II. Nela, Romeu vai até o jardim da família Capuleto e fala com a sua amada, que se encontra na sacada.

ROMEU: – Só ri das cicatrizes quem nunca foi ferido. (Julieta aparece na janela, mas permanece em

silencio). Que luz aparece agora da janela? Será Julieta o sol daquele oriente? Surge, formoso sol, e

mata a lua cheia de inveja, que se mostra pálida e doente de tristeza, por ter visto que, como serva, és

mais formosa que ela. [...] Eis minha dama. Oh, sim! É o meu amor. Julieta, você não me diz nada, está

calada. Isso não me importa! Mas o seu olhar fala, me diz tudo!

[...] Duas estrelas emprestaram brilho ao seu olhar. E se fosse o contrário? Com seus olhos no céu, os

astros seriam apagados, como o dia faz com a noite. E tanta luz logo tornaria claro o céu, de modo que

os pássaros cantariam, pensando que era dia com luar. [...] Como eu queria ser uma luva em sua mão,

para o seu rosto tocar!

JULIETA: - Ai de mim!

ROMEU: - Ela falou! Ela está falando!... Fale de novo, anjo brilhante, anjo glorioso no alto desta noite

[...].

JULIETA: - Romeu! Romeu! Por que você é Romeu? Negue seu pai, renuncie a seu nome. Ou, se não

quiser, basta me jurar amor, e deixarei de ser uma Capuleto. [...] (


SHAKESPEARE, 2000, p. 53-54).

 

E como termina esta história?

Mesmo com o conflito entre as duas famílias, Romeu e Julieta vivem um grande amor. É um amor proibido, que foi condenado pelos Capuleto e os Montecchio. Escondidos, eles se casaram. O Frei Lourenço, confidente de Romeu, fez a celebração da união. O príncipe de Verona resolve exilar Romeu, por causa de uma briga que acarretou a morte de Teobaldo (primo de Julieta) e Mercúrio (amigo de Romeu). Julieta recorre ao Frei Lourenço, com intuito de obter ajuda. Logo, o frade franciscano sugeriu que Julieta tomasse uma poção para que ela parecesse estar morta. Romeu, ao receber a notícia da suposta morte de Julieta, desesperadamente providencia uma poção para, com ela, retirar a própria vida. Ao encontrar Julieta desacordada na cripta dos Capuleto, acredita que, realmente, a amada está morta e ingere o veneno. Quando Julieta acorda, tem a notícia que Romeu está morto e, com um punhal, tira a própria vida. Após todo esse episódio, as famílias Montecchio e Capuleto decidem fazer um acordo de paz.

 

Responda:

1. William Shakespeare é o autor da Obra “Romeu e Julieta”. O que você sabe sobre ele?


2. Escreva um fato inusitado da biografia de William Shakespeare.


 

3. Releia o texto da aula anterior, “Romeu e Julieta”. Como você analisa a linguagem do texto?

a. (   ) Simples de compreender, pois faz parte da linguagem moderna e atual.

b. (   ) Linguagem técnica de teatro; os atores comunicam-se desta forma em todas as peças teatrais.

c. (   ) Linguagem rebuscada e poética, comum para a época em que foi escrita.

d. (   ) Não reconheci termos como cicatrizes, ciumenta, emprestado.

 

4. O texto que você acabou de ler tem como finalidade

a. (   ) transmitir uma notícia.

b. (   ) narrar uma história.

c. (   ) ensinar a manusear algum aparelho.

d. (   ) divulgar um artigo científico.

 

5. Identifique no texto as personagens primárias (protagonistas/principal).


 

6.  O texto da cena que você acabou de ler pertence a qual ato?


 

7. Como são marcadas as falas das personagens no texto?


 

8. O texto possui narrador? Como você sabe o que está acontecendo na história?


 

9. No texto você consegue identificar alguma rubrica? Escreva -a.


 

 

 

ATIVIDADE DA SEMANA - 7ºC

https://padlet.com/casgirl/q9gbhp09bjqa1e2p