Localizar informações explícitas em um texto. (9º ano)
Língua
Portuguesa
D1 – Localizar
informações explícitas em um texto. (9º ano)
O PULO
A Onça encontrou com o Gato e pediu:
– Amigo Gato, você me ensina a pular?
O Gato ficou muito desconfiado, mas concordou. Nas últimas aulas, a Onça pulava com rapidez e agilidade – parecia um Gato gigante.
– Você é um professor maravilhoso, amigo Gato! – dizia a Onça, agradando. Uma tarde, depois da aula, foram beber água no riacho. E a Onça fez uma aposta:
– Vamos ver quem pula naquela pedra?
–Vamos lá!
– Então, você pula primeiro – ordenou a Onça.O Gato – zuuum – pulou em cima da pedra. E a Onça – procotó – deu um pulo traiçoeiro em cima do Gato.Mas o Gato pulou de lado e escapuliu tão rápido como a ventania.A Onça ficou vermelha de raiva:
– É assim? Esta parte você não ensinou pra mim!E o Gato respondeu cantando:
– O pulo de lado é o segredo do Gato!
MARQUES, Francisco. O pulo. In: A floresta da Brejaúva. Belo Horizonte: Dimensão, 1995.
Para escapar da onça, o gato
A Onça encontrou com o Gato e pediu:
– Amigo Gato, você me ensina a pular?
O Gato ficou muito desconfiado, mas concordou. Nas últimas aulas, a Onça pulava com rapidez e agilidade – parecia um Gato gigante.
– Você é um professor maravilhoso, amigo Gato! – dizia a Onça, agradando. Uma tarde, depois da aula, foram beber água no riacho. E a Onça fez uma aposta:
– Vamos ver quem pula naquela pedra?
–Vamos lá!
– Então, você pula primeiro – ordenou a Onça.O Gato – zuuum – pulou em cima da pedra. E a Onça – procotó – deu um pulo traiçoeiro em cima do Gato.Mas o Gato pulou de lado e escapuliu tão rápido como a ventania.A Onça ficou vermelha de raiva:
– É assim? Esta parte você não ensinou pra mim!E o Gato respondeu cantando:
– O pulo de lado é o segredo do Gato!
MARQUES, Francisco. O pulo. In: A floresta da Brejaúva. Belo Horizonte: Dimensão, 1995.
Para escapar da onça, o gato
(A) cantou para a
onça dormir (B) nadou na água do riacho
(C) pulou de lado na pedra (D) entrou no buraco da árvore
D1 – Localizar informações explícitas em um texto (9º ano)
Por que milho não vira pipoca?
(C) pulou de lado na pedra (D) entrou no buraco da árvore
D1 – Localizar informações explícitas em um texto (9º ano)
Por que milho não vira pipoca?
Não importa a maneira de fazer pipoca. Sempre que se chega ao final do
saquinho, lá estão os duros e ruidosos grãos de milho que não estouraram. Essas
bolinhas irritantes, que já deixaram muitos dentistas ocupados, estão com
os dias contados. Cientistas norte-americanos dizem que agora sabem, por que
alguns grãos de milho de pipoca resistem ao estouro. Há algum tempo já se sabe
que o milho de pipoca precisa de umidade no seu núcleo de amido, cerca de 15%,
para explodir.
Mas pesquisadores da
Universidade Purdue descobriram que a chave para um bem–sucedido estouro do
milho está na casca. É indispensável uma excelente estrutura de casca para que
o milho vire pipoca. “Se muita umidade escapar, o milho perde a habilidade de
estourar e apenas fica ali”, explica Bruce Hamaker, um professor de química
alimentar da Purdue.Estado de Minas. 25 de abril de 2005.
Para o milho estourar
e virar pipoca é preciso que
(A) a casca seja mais
úmida que o núcleo. (B) a casca
evite perda de umidade do núcleo.
(C) o núcleo seja mais transparente que a casca. (D) a casca seja mais amarela que o núcleo.
(C) o núcleo seja mais transparente que a casca. (D) a casca seja mais amarela que o núcleo.