sexta-feira, 3 de maio de 2019

Trovadorismo - Atividade



1.Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso  em relação as cantigas trovadorescas:
a.(  )No Trovadorismo podemos reconhecer dois tipos de cantigas: as cantigas líricas e as satíricas.  
b.(   ) As cantigas líricas se subdividem em cantigas de amor e cantigas de amigo.
c.(   ) As cantigas satíricas se subdividem em cantigas de escárnio e de maldizer.
d.(  ) Nas cantigas de amigo , o trovador sempre declara seu amor por uma dama da corte ( chamada de “senhor”, isto é, senhora).Trata-a de modo respeitoso em com cortesia.
e.(  )A principal característica das cantigas de amigo é o sentimento feminino que exprimem, apesar de terem sido escritas por homens.

Texto para as questões 2 e 3
Atrás da porta – Chico Buarque & Francis Hime
Quando olhaste bem nos olhos meus
E o teu olhar era de adeus
Juro que não acreditei
Eu te estranhei
Me debrucei sobre o teu corpo e duvidei
E me arrastei e te arranhei
E me agarrei nos teus cabelos
Nos teus pelos
Teu pijama
Nos teus pés
Ao pé da cama
Sem carinho, sem coberta
No tapete atrás da porta
Reclamei baixinho
Dei para maldizer nosso lar
Pra sujar teu nome, te humilhar
E me entregar a qualquer preço
Te adorando pelo avesso
Pra mostrar que ainda sou tua
Só pra provar que inda sou tua...

2.Após analisar a música assinale as alternativas corretas:
a.(   ) a música se enquadra nas cantigas de amigo, pois a mesma foi escrita por homem , mas o sentimento expressado é de mulher.    
b.(  )a música se enquadra nas cantigas de amor, pois a mesma foi escrita por homem , mas o sentimento expressado é de mulher.
c.(  )O verso” E me arrastei e te arranhei...” enfatiza a submissão da mulher em relação ao esposo.

3-As ações apresentadas na canção praticadas pelo eu lírico : agarrar no cabelo, nos pelos, no pijama, nos pés ao pé da cama, representam a figura de linguagem denominada:

a.(   ) gradação
b.(   ) metáfora
c.(   ) pleonasmo
d.(   ) antítese

04. (ESPCEX) É correto afirmar sobre o Trovadorismo que:
a) os poemas são produzidos para ser encenados.
b) as cantigas de escárnio e maldizer têm temáticas amorosas.
c) nas cantigas de amigo, o eu lírico é sempre feminino.
d) as cantigas de amigo têm estrutura poética complicada.

05-(FAAP) Releia com atenção a estrofe:
Fez-se de amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.
Tomemos a palavra AMIGO. Todos conhecem o sentido com que esta forma lingüística é usualmente empregada no falar atual. Contudo na Idade Média, como se observa nas catingas medievais, a palavra amigo significou:
a) colega
b) companheiro
c) namorado
d) simpático

06-(UM-SP) Nas cantigas de amor,

a) o trovador expressa um amor à mulher amada, encarando-a como um objeto acessível a seus anseios.
b) o trovador velada ou abertamente ironiza personagens da época.
c) o “eu-lírico” é feminino, expressando a saudade da ausência do amado.
d) o poeta pratica a vassalagem amorosa, pois, em postura platônica, expressa seu amor à mulher amada.



















ATIVIDADE DA SEMANA - 7ºC

https://padlet.com/casgirl/q9gbhp09bjqa1e2p