quarta-feira, 27 de maio de 2020

SEI Semana de Estudos intensivos


TURMA: 7º ANO C
LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades: LP78 - Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos gráficos (pontuação e outras notações) em um texto.

O remédio

O médico pergunta ao paciente:
– O senhor tomou o remédio que eu lhe receitei
O paciente responde:
– Impossível, doutor. O vidro tinha um rótulo que dizia: “Conserve fechado”.

                      Disponível em: .

Questão 1 – Na oração que introduz a piada, os dois-pontos anunciam:
a) a fala do médico.
b) a fala do paciente.
c) a fala de quem conta a piada.
d) a fala do narrador-personagem da piada.

Questão 2 – Na piada acima, a frase “– O senhor tomou o remédio que eu lhe receitei” deve ser encerrada com:
a) ponto final
b) ponto de exclamação
c) ponto de interrogação
d) reticências

Questão 3 – Na passagem “– Impossível, doutor.”, a vírgula separa um termo que funciona como vocativo. Ele tem a finalidade de:
a) explicar um termo.
b) chamar alguém.
c) complementar o sentido de outro termo.
d) caracterizar uma palavra.

Questão 4 – No trecho “Conserve fechado.”, as aspas destacam uma expressão:
a) escrita incorretamente.
b) que gera o humor na piada.
c) muito conhecida. 
d) de autoria alheia.

Questão 5 – Em “– Impossível, doutor.”, o ponto final fecha um período formado por:
(     ) uma frase
(     ) uma oração




ATIVIDADE DA SEMANA - 7ºC

https://padlet.com/casgirl/q9gbhp09bjqa1e2p