quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Ambiguidade e Polissemia 1ªC

Escola Estadual Eliseu Jorge


Ensino Médio




Polissemia
A Polissemia representa a multiplicidade de significados de uma palavra. Do grego polis, significa "muitos", enquanto sema refere-se ao "significado".

Portanto, um termo polissêmico é aquele que pode apresentar significados distintos de acordo com o contexto. Apesar disso, eles têm a mesma etimologia e se relacionam em termos de ideia.

EX:1.A letra da música do Chico Buarque é incrível.
2.A letra daquele aluno é inteligível
3.Meu nome começa com a letra D.







Nicolas Mello   N°45   1°C

Ambiguidade
Um enunciado pode apresentar mais de um sentido acarretando, dessa forma, várias interpretações. A múltipla possibilidade de leitura pode ser usada intencionalmente pelo enunciador, porém uma leitura atenta, normalmente, elimina a maioria dos problemas de ambiguidade no texto.
Quando empregada de forma intencional, torna-se um importante recurso de expressão, como acontece em textos literários, publicitários ou humorísticos.

Ex.: RUFFLES – A BATATA DA ONDA
Para dar credibilidade à veiculação e ao produto, podemos depreender dois sentidos da palavra onda: a sua forma ondulada e estar na moda.

Em síntese, ambiguidade é a indeterminação de sentido que certas palavras ou expressões apresentam, o que dificulta a compreensão do enunciado. Pode ser:
Estrutural – pela posição de determinada palavra ou expressão em um enunciado. Por exemplo: “O computador tornou-se um aliado do homem, mas esse nem sempre realiza todas as suas tarefas.” (as palavras "esse" e "suas" podem referir-se tanto a "computador" quanto a "homem"). Nesse caso, a interpretação ambígua é ocasionada pelo emprego de palavras que não permitem ao leitor a identificação correta do seu referente no texto.

Lexical – Quando a palavra assume duas formas diferentes, como é o caso da polissemia ou da homonímia.
A polissemia é a pluralidade significativa de um mesmo significante, isto é, a capacidade que o próprio vocábulo possui de assumir várias significações, somente definidas dentro de um determinado contexto. Por exemplo:
“No meio do caminho tinha uma pedra” (Carlos Drummond de Andrade)
PEDRA = fragmento mineral ou problema, contratempo.

João Matheus Pereira Lima   N°25   1°C
Maycon Mendes   N°73
Randrti Ribeiro de Melo   N°50

Ambiguidade
O que é Ambiguidade: 
Ambiguidade é a qualidade ou estado do que é ambíguo, ou seja, aquilo que pode ter mais do que um sentido ou significado.
A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação.
Exemplo: “Não sei se gosto do frio ou do calor”. “Não sei se vou ou fico”.
A ambiguidade pode estar em palavras, frases, expressões ou sentenças completas. É bastante aplicável em textos de teor literário, poético ou humorístico, mas deve ser evitado em textos científicos ou jornalísticos, por exemplo.
Ambiguidade é também um substantivo que nomeia a falta de clareza em uma expressão. Exemplo: “Pedro disse ao amigo que havia chegado”. (Quem havia chegado? Pedro ou o amigo?).
Significado:
Propriedade que apresentam diversas unidades linguísticas (morfemas, palavras, locuções, frases) de significar coisas diferentes, de admitir mais de uma leitura; anfibologia [A ambiguidade é um fenômeno muito frequente, mas, na maioria dos casos, os contextos linguístico e situacional indicam qual a interpretação correta; estilisticamente, é indesejável em texto científico ou informativo, mas é muito us. na linguagem poética e no humorismo.].
Exemplos:
1. João foi atrás do táxi correndo
Nessa frase a ambiguidade acontece pelo uso da palavra correndo. Pela forma como a palavra foi colocada não é possível ter certeza sobre o sentido real da frase.
Existem duas interpretações possíveis: João precisou correr atrás do táxi para conseguir alcançá-lo ou o táxi estava correndo em alta velocidade e João precisou ir atrás dele.
Para acabar com a ambiguidade a frase poderia ser escrita assim:
João, correndo, foi atrás do táxi.
João foi atrás do táxi que passou correndo.
2. Ana encontrou o gerente da loja com o seu irmão
Nesse exemplo o duplo sentido da frase acontece em relação à expressão seu irmão.
Da maneira como a frase foi escrita não é possível saber se o irmão na frase é irmão de Ana ou irmão do gerente da loja.
Soluções de escrita para deixar a frase sem ambiguidade:
Ana encontrou o seu irmão com o gerente da loja.
Ana encontrou o gerente da loja com o irmão dele.
3. Meu pai foi embora da loja de sapatos
Esse exemplo também deixa dúvida quanto ao sentido em que a palavra sapatos foi usada. Da maneira como a frase está escrita não é possível afirmar que se trata de uma loja que vende sapatos ou se o pai foi embora da loja já usando os sapatos novos.
Para acabar com a ambiguidade a frase poderia ser reescrita assim:
Meu pai foi embora da loja usando seus sapatos.
Meu pai foi embora da loja que vende sapatos.
4. Ele sentou na cadeira e quebrou o braço
Esse é um exemplo de ambiguidade lexical, já que a palavra braço pode assumir mais de um significado: braço da cadeira ou braço da pessoa. Na construção dessa frase não fica claro qual foi o braço quebrado.
Para solucionar a ambiguidade:
Ele sentou e o braço da cadeira quebrou.
Ele sentou na cadeira e quebrou o próprio braço.
5. Eu visitei a igreja do país que sofreu o atentado
Esse é mais um exemplo de ambiguidade que acontece pela maneira como a frase foi estruturada. Nessa situação fica a dúvida se foi a igreja ou o país que sofreu o atentado.
A frase poderia ser escrita de outras formas para acabar com a ambiguidade.
Eu visitei a igreja que sofreu o atentado.
Eu visitei uma igreja naquele país que sofreu o atentado.
6. Ficou combinado que nos encontraremos no banco
Esse é outro exemplo de uma ambiguidade lexical porque a palavra banco pode ter mais de um significado. No caso dessa frase não é possível saber em qual banco foi marcado o encontro.
Soluções de reescrita da frase:
Ficou combinado que nos encontramos no banco da praça central.
Ficou combinado que nos encontraremos no banco onde pedimos empréstimo.

                    Polissemia:
O que é Polissemia:
Polissemia é um conceito da área da linguística com origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados.
A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
As diferentes variantes de significado podem depender da afinidade etimológica do vocábulo em causa, do seu uso metafórico e, em última instância, do contexto em que se insere, onde, na prática, o termo fica monossêmico, assegurando desta forma a comunicação.
A polissemia constitui uma propriedade básica das unidades léxicas e um elemento estrutural da linguagem. O oposto da polissemia é a monossemia, onde uma palavra assume só um significado.
Significado:
A polissemia, ou polissêmica lexical, é o fato de uma determinada palavra ou expressão adquirir um novo sentido. Observe que há relação de "abertura", "orifício" da palavra boca em ambas as frases. É isso que torna a polissemia diferente da homonímia. Nota: A classe da palavra pode alterar conforme a frase.



Jadian Vitória Nº23 1ºC
Gustavo Soares Nº79
Mariana Soares Nº40



ATIVIDADE DA SEMANA - 7ºC

https://padlet.com/casgirl/q9gbhp09bjqa1e2p