quarta-feira, 16 de junho de 2010

TRAUMA SUPERADO


Era uma vez uma pata que não queria mais ter filhos para não engordar. Decidiu chocar seus três ovos numa chocadeira comunitária. Dois patinhos nasceram bonitos, muito vistosos. O último nasceu feio, raquítico, porque faltou energia elétrica na sua hora de nascer. Quase morreu, coitado! Deram-lhe o nome de Patinho Feio.
Depois de uma semana do nascimento, mamãe pata foi à piscina do Piquiri Country Clube com seus jovens filhos. Todos muito felizes no primeiro banho, pularam do trampolim. Patinho Feio quase morreu afogado, pois era muito magro e suas penas escassas. Seus irmãos e sua mãe, envergonhados e com mania de grandeza, ignoraram o fato. Por sorte o pobrezinho encontrou uma bóia e saiu do perigo. Enquanto isso, mamãe pata bronzeava suas penas ao sol tomando Sprit gelada e seus irmãos tomando Coca-cola e comendo X salada.Patinho Feio reclamou de fome e sede, mas só recebeu Q. Suco e Miliopã.
Numa manhã, Mamãe pata foi ao shopping center de Umuarama comprar óculos de sol para si, “walkman” para seus dois belos filhos e sandálias havaianas para Patinho Feio. Todos que o viram o acharam horrível. Um grupo de patos funks deram-lhe golpes de karatê na cabeça. Sua mãe nem tentou defendê-lo. Teve que fugir para não morrer.
O tempo foi passando... tudo piorava. O patinho tornou-se um adolescente revoltado. Cansado com tanta discriminação, decidiu tirar passaporte . Sem dinheiro, escondeu-se no porão de um navio e viajou para os Estados Unidos da América. Durante a viagem, passou muita fome. Para comer tinha que roubar comida.
Nos Estados Unidos arrumou emprego de garção e aperfeiçoou-se em natação. Ficou adulto, forte, com belas plumas. Tratou-se por um ano com um analista e teve seu trauma quase superado, pois ainda não tinha coragem para se olhar num espelho. Ganhou uma quantia milionária num cassino de Las Vegas e voltou para o Brasil.
Aqui chegando, retornou à piscina onde nadou quando criança. Olhou para a água e viu um cisne muito belo. Era sua imagem refletida na água. Nesse instante curou-se completamente do trauma. Seu complexo de inferioridade terminou.
Agora é um executivo famoso de uma empresa multinacional. Tem mansão, piscina de hidromassagem, BMW, esposa e belos filhos. Realizou todos os seus sonhos, dizem que ele tem até um clube particular.
terezinha bordignon
1- Identifique no texto lido:
Partes da narrativa
Trauma superado
Fórmula inicial


protagonista


conflito


clímax


Desfecho



2-Relacione os trechos a seguir à idéia sugerida pela forma verbal presente:

a)Sugestão do processo (ação) habitual, regular.
b) Acontecimento que tem validade permanente; produz efeito de verdade inquestionável.

(   ) Em terra de cego, quem possui um olho é rei.
(   ) Preservar a natureza é tarefa de todos!
(   ) Levanto, escovo os dentes e só depois tomo café da manhã
(   ) Andar de bicicleta é um bom exercício.

3-Considere o seguinte trecho:
O rei mandou –o vir à sua presença, tratou-o bem, deu-lhe excelentes aposentos no palácio, mas declarou-lhe que dali não sairia enquanto não desvendasse o mistério.
a)     Em qual tempo estão os verbos destacados?


b)     Esses verbos indicam uma ação acabada ou uma ação contínua no tempo?


c)      Portanto, eles estão no pretérito perfeito ou imperfeito?


4- Crie uma frase, utilizando a personificação.



5-Escreva um ensinamento de validade permanente, no qual a forma verbal esteja no presente.





6-Assinale a alternativa que só contenha verbos:
a) menino, rei, pedra e pegou.
b) natureza, bicicleta, verdade e ele.
c) declarou, tratou, comeu e dormiu.
d) cego, falou, andava e estudei.

7- Complete:
a) ______________________é o personagem principal de uma história.
b)_______________________é o personagem que está em conflito com o ________________________e cria obstáculos para que este alcance seus objetivos.

8- Complete com os verbos no pretérito perfeito:
“ O caveiro ______________(tomar) uma bebedeira e ___________________(matar-se) de modo romanesco, por causa dessa ingrata caveira que _____________________(trocar) ele por um defunto fresco.

ATIVIDADE DA SEMANA - 7ºC

https://padlet.com/casgirl/q9gbhp09bjqa1e2p