Era uma vez uma pata que não queria mais ter filhos para não engordar. Decidiu chocar seus três ovos numa chocadeira comunitária. Dois patinhos nasceram bonitos, muito vistosos. O último nasceu feio, raquítico, porque faltou energia elétrica na sua hora de nascer. Quase morreu, coitado! Deram-lhe o nome de Patinho Feio.
Depois de uma semana do nascimento, mamãe pata foi à piscina do Piquiri Country Clube com seus jovens filhos. Todos muito felizes no primeiro banho, pularam do trampolim. Patinho Feio quase morreu afogado, pois era muito magro e suas penas escassas. Seus irmãos e sua mãe, envergonhados e com mania de grandeza, ignoraram o fato. Por sorte o pobrezinho encontrou uma bóia e saiu do perigo. Enquanto isso, mamãe pata bronzeava suas penas ao sol tomando Sprit gelada e seus irmãos tomando Coca-cola e comendo X salada.Patinho Feio reclamou de fome e sede, mas só recebeu Q. Suco e Miliopã.
Numa manhã, Mamãe pata foi ao shopping center de Umuarama comprar óculos de sol para si, “walkman” para seus dois belos filhos e sandálias havaianas para Patinho Feio. Todos que o viram o acharam horrível. Um grupo de patos funks deram-lhe golpes de karatê na cabeça. Sua mãe nem tentou defendê-lo. Teve que fugir para não morrer.
O tempo foi passando... tudo piorava. O patinho tornou-se um adolescente revoltado. Cansado com tanta discriminação, decidiu tirar passaporte . Sem dinheiro, escondeu-se no porão de um navio e viajou para os Estados Unidos da América. Durante a viagem, passou muita fome. Para comer tinha que roubar comida.
Nos Estados Unidos arrumou emprego de garção e aperfeiçoou-se em natação. Ficou adulto, forte, com belas plumas. Tratou-se por um ano com um analista e teve seu trauma quase superado, pois ainda não tinha coragem para se olhar num espelho. Ganhou uma quantia milionária num cassino de Las Vegas e voltou para o Brasil.
Aqui chegando, retornou à piscina onde nadou quando criança. Olhou para a água e viu um cisne muito belo. Era sua imagem refletida na água. Nesse instante curou-se completamente do trauma. Seu complexo de inferioridade terminou.
Agora é um executivo famoso de uma empresa multinacional. Tem mansão, piscina de hidromassagem, BMW, esposa e belos filhos. Realizou todos os seus sonhos, dizem que ele tem até um clube particular.
terezinha bordignon
1- Identifique no texto lido:
Partes da narrativa | Trauma superado |
Fórmula inicial | |
protagonista | |
conflito | |
clímax | |
Desfecho |
2-Relacione os trechos a seguir à idéia sugerida pela forma verbal presente:
a)Sugestão do processo (ação) habitual, regular.
b) Acontecimento que tem validade permanente; produz efeito de verdade inquestionável.
( ) Em terra de cego, quem possui um olho é rei.
( ) Preservar a natureza é tarefa de todos!
( ) Levanto, escovo os dentes e só depois tomo café da manhã
( ) Andar de bicicleta é um bom exercício.
3-Considere o seguinte trecho:
O rei mandou –o vir à sua presença, tratou-o bem, deu-lhe excelentes aposentos no palácio, mas declarou-lhe que dali não sairia enquanto não desvendasse o mistério. |
a) Em qual tempo estão os verbos destacados?
b) Esses verbos indicam uma ação acabada ou uma ação contínua no tempo?
c) Portanto, eles estão no pretérito perfeito ou imperfeito?
4- Crie uma frase, utilizando a personificação.
5-Escreva um ensinamento de validade permanente, no qual a forma verbal esteja no presente.
6-Assinale a alternativa que só contenha verbos:
a) menino, rei, pedra e pegou.
b) natureza, bicicleta, verdade e ele.
c) declarou, tratou, comeu e dormiu.
d) cego, falou, andava e estudei.
7- Complete:
a) ______________________é o personagem principal de uma história.
b)_______________________é o personagem que está em conflito com o ________________________e cria obstáculos para que este alcance seus objetivos.
8- Complete com os verbos no pretérito perfeito:
“ O caveiro ______________(tomar) uma bebedeira e ___________________(matar-se) de modo romanesco, por causa dessa ingrata caveira que _____________________(trocar) ele por um defunto fresco.